Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram mais uma vistoria na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizado no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi. Com base nas inspeções e ensaios, ficou definido que a travessia deve ser liberada somente para veículos leves e emergenciais em sistema de Pare e Siga nos próximos dias.
Importante salientar que a abertura ao tráfego deve acontecer somente após a realização de serviços que visam a redução do peso sobre a travessia, como por exemplo a retirada de uma camada de asfalto e limpeza do sistema de drenagem. Concomitantemente à execução desses serviços, será feito o monitoramento constante para verificar como a estrutura se comportará ao longo de 15 dias. Após esse prazo, uma nova avaliação será realizada para a que, então, ocorra a liberação.
Para possibilitar a liberação em Pare e Siga e garantir a segurança dos usuários da rodovia, o DNIT reitera que vai montar uma operação conjunta entre Governo Federal e Governo Estadual com as forças policiais para garantir que nenhum veículo pesado passe pela ponte, o que ocasionaria o fechamento total da ponte novamente.
Sobre o desvio implantado, a autarquia reforça que serão realizados serviços adicionais além dos que já estão em andamento e que garantam a trafegabilidade adequada do trecho. Como por exemplo, tratamento antipó para eliminar poeira e lama.
Nova ponte - O DNIT ressalta que será construída uma nova ponte ao lado da ponte existente, que não será mais demolida. A nova estrutura terá cerca de 510 metros de extensão e as obras devem iniciar tão logo seja declarada a emergência e contratada a empresa que vai elaborar os projetos básico e executivo de engenharia e executar a obra em si. A construção deve levar entre 10 e 12 meses a contar da declaração de emergência.
Mín. 23° Máx. 35°